21.3.09

Airto Moreira e “Los Bossa Norte” em São Paulo

Em entrevista realizada em 01/07/2003, Airto Moreira fala de seu conjunto “Los Bossa Norte” e momentos inesquecíveis de sua passagem pela boate Variety em São Paulo quando o grupo se encontrou com a banda de Ray Charles: 

Eu: O que você diria sobre a experiência de tocar música ao vivo?

AM: A música é uma coisa que não é desse planeta, a música é uma coisa universal e existe uma energia quando a gente toca ao vivo (…) que é a energia universal que acontece quando a gente toca ao vivo, e quando a gente tem, além de tocar ao vivo, tem respeito e amizade um pelo outros, os músicos, e a gente não esta querendo aparecer e nem ser o mais rápido, o mais forte, o mais alto, isto é, quando a gente está realmente, vamos dizer compartilhando a música, isto é, tocar é ajudar um ao outro, com a música, quando a gente faz isso durante algum tempo com as mesmas pessoas tem uma energia que se forma e toda vez que a gente toca juntos essa energia acontece imediatamente. Então ela fica estabelecida. Cada um dos músicos, e cada um de nós tem o poder de usar essa energia quando toca, está lá sempre pra gente, e ela está lá pra todo mundo, até para as pessoas que fazem outras coisas, trabalham em escritório. A atitude na vida que é uma coisa positiva ou não. Quando a gente toca qualquer tipo de música, se a gente estiver aberto e tocando direito... 

Eu: Que tipo de repertório você tocava aqui em São Paulo na década de 60?

AM: Eu me lembro quando eu tocava com as bandas aqui em São Paulo, bailes, eu tocava boleros, eu tocava com pessoas mais velhas do que eu, tinha umas quatro bandas que eu tocava com eles, e eles eram bem mais velhos do que eu. Me lembro que nem todos os caras da minha idade tinham essa disposição, ou quando ia tocar ficavam olhando no relógio porque o tempo não passa, sabe como é? Mas eu me divertia, tocava direito, e olhava para eles, e eles olhavam para mim e sorriam como quem diz “vamos nessa” e todo mundo dançando e o salão se enchia de gente e de repente o tempo passou e terminou a noite. Isso é uma coisa importantíssima que naquela época existia mais do que agora. Porque agora a vida está muito difícil cada um. Todos têm que sair correndo. Naquela época também a gente saia fazendo isso, mas não era tão rápido como é agora. E essa energia que nos tínhamos quando tocávamos juntos com o conjunto “Los Bossa Norte” (risos) era incrível, eu cantava e tinha certas músicas que eu tocava bateria, mas eu cantava e tocava percussão, o Inaldo tocava bateria, o Mozart no piano, às vezes tinha o Zé Tetéia que era baixista e tinha o Bob que era um escurão 
grandão que tocava forte, o Dorimar [Vasconcelos] no trompete e o Cangaceiro [Antonio Arruda] né!! Os arranjos tudo certinho, ele escrevia tudo direitinho e tal e a gente tocava numa casa noturna onde o ambiente não era assim tão propenso à música boa e aquele conjunto era bom. A energia que a gente emanava naquele lugar era tão linda que todo mundo gostava da gente, as mulheres que trabalhavam lá, sabe... cumprimentavam com respeito, era como uma família mesmo, os fregueses mandavam dinheiro, não é que eles pediam para tocar tal música, eles mandavam coisas para os músicos, dinheiro, ou então cervejas, uns champagne, chamava-se “Variety” e ficava na Marjor Sertório, era do lado do “L aVie en Rose”. Ali tinha umas 20 mais ou menos.

Eu: Você se lembra de algum dia em especial que teria acontecido algo que te marcou?

AM: Eu me lembro que uma vez veio a orquestra do Ray Charles para tocar num show grande e os músicos estavam andando por lá, porque lá tinha movimento à noite, e tinha uns 4 mais ou menos, eles passaram na frente e ouviram o som e entraram, ficaram na porta um pouco olhando (...) sentaram, pediram uma bebida e ficaram lá a noite toda, e tinha um baterista que deu uma canja. Depois no outro dia eles foram lá, mas a gente não falava inglês, a orquestra em peso, entraram e sentaram (...) e daí foram dar canja, pianista, baterista, baixista, e o Cangaceiro e o Dorimar ficaram tocando com eles e a gente ficou só olhando, foi demais, foi assim incrível mesmo. Eles não dançaram com as mulheres, não namoraram, eles foram lá para tocar e isso foi incrível e depois eles foram embora. E tinha um baixista chamado Zezinho Alves, o Zé Bicão, tocava piano também, tocava muito e ele falava inglês como se fosse americano mesmo, ele conversou muito com o pessoal, e ele explicava pra gente e tal, isso foi muito marcante pra todo mundo ali naquela “boca” que a gente tocava, foi um acontecimento incrível.

A gente sabia que o conjunto era bom, mas o conjunto era muito melhor do que a gente
pensava, e isso eu posso dizer hoje em dia porque eu vejo e vi muitos conjuntos e é isso, o conjunto era muito bom. Mas não chegamos a gravar, só shows a apresentações, não tinha empresário e esses negócios.


Biografia: Airto Moreira (Aírton Guimorvan Moreira), instrumentista e compositor, nasceu em Itaiópolis SC em 5/8/1941. Com seis anos de idade entrou para a Rádio Ponta-Grossense, de Ponta Grossa PR, como cantor, estudando em seguida piano, violino e bandolim como bolsista da academia de música da cidade. Em 1954 tornou-se profissional, contratado pelo conjunto Jazz Estrela, seguindo dois anos depois para Curitiba PR, onde trabalhou como crooner de boate. Em 1958 trabalhou nas boates das docas de Santos SP, mudando-se depois para São Paulo SP, onde foi contratado como percussionista de Guimarães e seu Conjunto, ao mesmo tempo atuando como cantor e baterista numa boate.

Em 1962 integrou como baterista, o então organizado conjunto Sambalanço Trio, ao lado de César Camargo Mariano (pianista) e Humberto Claiber (baixista). Com esse trio estreou no Juão Sebastião Bar, gravou três discos e realizou shows com Lennie Dale, no Teatro Arena, de São Paulo, em 1963, e depois na boate ZumZum, no Rio de Janeiro RJ. Com Aluísio ao piano, integrou o Sambossa Trio, gravando um disco com o conjunto.

Em 1966, com Tuca, defendeu Porta-estandarte (Geraldo Vandré e Fernando Lona), no FNMP, da TV Excelsior, de São Paulo. Como percussionista, tomou parte ainda no Quarteto Novo, com Heraldo (viola e guitarra), Teo de Barros (contrabaixo e violão) e Hermeto Pascoal (flauta). Em 1970 já havia gravado o disco Natural Feelings, pela Buddah Records, e no ano seguinte gravava, com Miles Davis, Miles Davis at Fillmore. Saindo do conjunto de Miles Davis, ficou dois anos com Chick Corea no conjunto Return to Forever e formou em seguida seu próprio conjunto, Fingers.

Seu estilo único influenciou os caminhos do jazz moderno, levando a revista norte-americana Downbeat a incluir a categoria Melhor Percussionista do Ano em suas enquetes aos leitores e crítica especializada, vencida por ele mais de 20 vezes desde 1973.

Casado com a cantora Flora Purim (Rio de Janeiro RJ 6/3/1942—), desde a década de 1970 tornou-se um dos percussionistas mais requisitados nos EUA. Trabalhou com Quincy 
Jones, Herbie Hancock e Paul Simon; participou de trilhas sonoras de filmes (O exorcista, O último tango, Apocalypse Now), viajou pela Europa, América Latina, Japão e EUA, dando cursos e palestras em universidades e escolas de música, além de seus shows.

Desde 1994 este conjunto excursiona pelo mundo, apresentando com sucesso uma mistura de bossa nova, samba e jazz, classificada por Airto como world music. Seu interesse por world music e por dance music surgiu em meados dos anos de 1990, abrindo novo mercado para suas produções a partir do remix (arranjos com ritmo tecno para dance music) de suas composições ou de música regional do Brasil (trabalhos com a Banda de Pífanos de Caruaru, Mestre Salustiano e seu Grupo, Maracatu Nação Erê, os três de Recife PE) ou de outros países como Marrocos, Quênia e África do Sul, dos quais já fez a produção de grupos musicais para a gravadora inglesa Melt 2.000. (Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira -- Art Editora).

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