7.4.09

"Hermeto Campeão": um filme de Thomas Farkas


Pouca gente conhece ou assistiu. O filme "Hermeto Campeão" dirigido e roterizado por Thomas Farkas em 1981 mostra o músico em situações bastante inusitadas: em casa ensaiando, tocando com os sapos ou abelhas e ... falando de sua relação com a música, os músicos e o mercado. Bastante interessante as colocações do músico e dos integrantes do conjunto. Aqui nesta postagem transcrevo algumas falas do Campeão a título de ilustração. É uma espécie de aula onde nos encontramos com a visão-de-mundo deste grande artista. Hermeto Pascoal é incontestavelmente um dos maiores músicos brasileiros. O filme evoca a inspiração, a maneira de compor e seus pontos de vista sobre a fama, o dinheiro e o trabalho.

“Eu com 15 anos de idade já saía pra ‘montura’ como a gente chama no norte, assim procurar, tinha assim atrás das casas o lixo, saía pra procurar ferro, pedaço de ferro, juntava aquilo pegava a sanfona e começava a bater nos ferros, soltava os ferros assim no cimento e de cada ferro eu tirava um som diferente, o som do próprio ferro, e aí eu passava para o instrumento, quer dizer isso aí é uma coisa que já vem desde a minha infância, uma coisa natural e porque uma coisa natural não quer dizer que é só campo e o mato não, natural eu acho que é aquilo que vem naturalmente, então eu faço isso, quer dizer eu posso estar aqui e de repente estar no meio da cidade lá no centro da cidade e também se for pensar outras coisas eu vou tirar som e aproveitar o som de outras coisas”.

“Nós mesmos já somos um instrumento transformado em vários instrumentos, (...) se eu tiro um som com a voz, com os lábios, com o nariz, com os olhos, com os cabelos, eu tiro um som com meu corpo todo, são vários instrumentos e a voz também é mais um instrumento”.

“Eu só sei como eu compus a música quando eu escuto, eu vou escrevendo da mesma maneira que eu posso fazer uma carta, então eu componho assim, eu vou compondo com o que vem na cabeça, eu vou escrevendo, tanto faz escrevendo ou tocando, então depois é que eu vou saber, eu fico curioso pra saber, ate parece que não fui eu que fiz a música, eu fico muito curioso”.

“A música como muita gente pensa é em termos teóricos, é a pauta, são as notas musicais escritas, mas a música verdadeira mesmo é a que você imagina e pensa (...) é quilo que você canta que você toca, essa é a verdadeira música porque colocar no papel é fácil, é só estudar e tudo bem, então isso é importante, então o dom musical já vem com a pessoa”.

Ficha de Informações do Filme
Título: Hermeto campeão
Duração: 35 min e 0 seg. 
Ano: 1981
Cidade: UF(s): SP País: Brasil
Gênero: Documentário
Subgênero: 
Cor: Colorido

Ficha Técnica
Direção:Thomas Farkas 
Roteiro: Thomaz Farkas
Produção Executiva: Thomaz Farkas
Direção Fotografia: Pedro Farkas
Fotografia de Cena: Não
Montagem/Edição: Junior Carone
Técnico de Som Direto: David Pennington
Sound Designer: Junior Carone

2 comentários:

Dafne Sampaio disse...

ah, giovanni, e onde vc assistiu essa pérola? dá o caminho...
e liga pra gente marcar aquele café, ô cáspita!

Giovanni Cirino disse...

oh meu querido,
realmente não é muito fácil achar essa pérola... mas você pode apreciar um trechinho aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=JusO0EdAs3g
vamos tomar sim esse café! hoje mesmo!!! to ligando agora...ha!!